A Força Aérea dos Estados Unidos solicitou às empresas aeroespaciais dos Estados Unidos propostas para o NGAD Platform, programa que vai resultar no desenvolvimento e produção de um caça de sexta geração, pensado para substituir o Lockheed Martin F-22 Raptor.
+ Os 5 países com mais caças “invisíveis” no mundo
+ Força Aérea dos EUA pretende comprar mais caças F-15 e aposentar F-22
+ Novo caça F-15EX Eagle II testa lançamento de mísseis
O vencedor da concorrência deve ser selecionado até 2024. A expectativa é de que o novo jato de combate seja capaz de sobreviver e operar mesmo em ambientes operacionais muito contestados, operando contra alvos no ar e também no solo. Capacidade esta que é apenas secundária no F-22.
Ainda de acordo com a Força Aérea dos Estados Unidos, o substituto do F-22 Raptor deverá ser desenvolvido em uma plataforma de arquitetura aberta, contribuindo assim para facilitar o processo de atualização das aeronaves e baixando os custos operacionais e de manutenção.
O F-22 Raptor fez o primeiro voo em 1997, mas só começou a entrar em serviço em 2005. Os altos custos envolvidos no projeto e os atrasos no cronograma do programa fizeram com que fossem adquiridos apenas 187 unidades do modelo. Segundo o anuário World Air Forces 2023, 177 jatos seguem como parte do inventário da Força Aérea dos Estados Unidos. O único operador do modelo.